Hoje a nossa história compartilhada é de Laion e Bella. Sabe aquela história que, quanto mais se lê, mais interessante vai ficando? É a história deles. Um casal empreendedor, que uniram talentos e muita parceria. Uma linda história de sucesso, caminhada longa e muita coragem. Que geraram lindos resultados!
A história da Alma Social Marketing
Somos o Laion e a Bella. Somos sócios fundadores, principais colaboradores e maiores entusiastas da Alma Social Marketing. Mas precisamos confessar que nem sempre fomos assim. Nem sempre fomos entusiastas desse tal Social Marketing.
Sempre soubemos que o marketing baseado em redes sociais e relacionamentos era a melhor forma de marketing. Mas nunca fomos grandes entusiastas disso. Não pensávamos em viver disso e transformar a ideia de mudar negócios e a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas em uma bandeira que hastearíamos aos quatro ventos.
Nós não imaginávamos isso simplesmente porque queríamos apenas ser blogueiros.
Boas histórias mudam vidas
Sim. Nisso sim nós acreditávamos.
Eu, Laion, sempre quis ser escritor. Além de manter um milhão de histórias não publicadas em um canto secreto do meu computador, sou leitor compulsivo de romances policiais e de espionagem. E sou o maior fã vivo dos livros do 007. Não discuta com isso, se não perderemos nossa amizade, ok?
A Bella é apaixonada por imagens. É o jeito dela de contar histórias. Dá uma olhada no Instagram dela para você ver.
Então, esses interesses em comum, além de muitos outros, fizeram não apenas com que nos apaixonássemos, mas que também tivéssemos o desejo de empreendermos juntos no ramo literário.
Depois de algum planejamento, decidimos largar nossos empregos chatos tradicionais (eu, consultor de gestão com mais de 6 anos de experiência. Ela vinda de uma carreira de sucesso em atendimento e vendas nos setores bancário e hoteleiro) e montar nosso próprio blog que falava sobre o impacto que a Geração Y está causando na cultura, negócios, política e sociedade ao redor do mundo.
Depois de um planejamento estratégico bem elaborado, com um completo plano editorial pendurado e um plano de marketing perfeito, começamos a produzir conteúdo.
E aí começaram os problemas…
O mercado não estava preparado para nós
Nós queríamos produzir o melhor conteúdo do mundo. Queríamos contar as melhores histórias. Queríamos mostrar que a Geração Y iria mudar tudo na maneira como a sociedade funciona e se entende.
De acordo com nosso Plano de Marketing inicial, deveríamos nos concentrar na produção de conteúdo e contratar uma agência de marketing digital para fazer nosso marketing, de acordo com nossas premissas. Como a Bella já havia tido bastante experiência planejando estratégias de marcas online e gerenciando mídias sociais, estávamos seguros em deixar isso na mão de uma agência, pois poderíamos ser críticos com relação ao trabalho deles.
O problema: As Agências de Marketing Digital do Brasil Estão Voltadas Apenas para as Grandes Contas!
O pequeno empreendedor, físico ou digital, não tem espaço nestas agências.
Fizemos orçamento com diversas delas. O atendimento era péssimo. Os preços absurdos para a quantidade e qualidade de trabalho envolvidos (lembre-se que nós sabemos fazer o trabalho, então sabemos quanto realmente custa). E nenhuma das empresas nos fornecia o que era mais importante para nós: Inteligência de Mercado.
A internet e as redes sociais são excelentes lugares para se aprender mais sobre o seu público e coletar informações úteis sobre como melhorar o conteúdo e se destacar mais em todo o ruído online.
Nenhuma das empresas nos apresentou uma proposta satisfatória. Elas apenas ofereciam executar conteúdos genéricos em páginas de redes sociais e eventualmente comprar mídia (propaganda) para aumentar um pouco a base de seguidores. Mas, e a conversação? E a promoção do engajamento? E a Inteligência de Mercado? Nada disso estava disponível para nós, pequenos, porque todo o esforço era voltado para as grandes contas. Se quiséssemos essas migalhas de serviços, ainda deveríamos pagar orçamentos de 3 a 5 mil reais por mês. Bem acima do que era viável para nós.
Os pequenos não tinham vez no mercado!
Eu e Bella ficamos com um grande dilema: ou nós nos concentrávamos na elaboração de um conteúdo superior (o coração do nosso negócio) e no fechamento de parcerias, o que nos traria receita e nos tornaria viáveis enquanto empresa, ou cairíamos de cabeça na promoção da marca, na criação de audiência e na promoção de relacionamentos. Executar as duas frentes ao mesmo tempo seria difícil.
Mas não tínhamos escolha, não é mesmo?
Um chamado
Coincidentemente nesta época, um amigo nosso dono de um Pub em um bairro próximo estava com a mesma dificuldade que nós tínhamos: encontrar uma agência de marketing digital que cuidasse das suas mídias sociais, falasse a sua língua e cobrasse um preço justo.
Assim como nós, ele não havia tido sucesso.
Em uma conversa amistosa ele nos propôs um negócio: Nós cuidaríamos das contas sociais dele, buscando aumentar sua audiência. Ele pensou nisso por causa da minha experiência em gestão estratégica de negócios e da experiência de Bella com marketing e promoção digital.
Relutamos um pouco em ajudar, pois estávamos focados em nosso negócio principal. Depois de alguma insistência aceitamos pegar o trabalho por duas semanas, apenas para colocar as coisas nos trilhos. Após esse período passaríamos a administração para a equipe dele.
Depois de duas semanas, conseguimos alcançar resultados importantes, como dobrar a audiência, melhorar em mais de 95% a taxa de engajamento e aumentar o número de mensagens enviadas pelo serviço de mensagens da página do Facebook.
Estes resultados foram importantes pois rapidamente foram convertidos em mais clientes e mais receita para o Pub. E não foram só mais clientes. Entregamos clientes fiéis que passaram a frequentar o ambiente semanalmente e trazer os amigos.
Depois deste trabalho curto, eu e Bella percebemos que uma coisa importante era possível! Sim, era possível realizar mudanças de valor na maneira como os negócios se relacionam com seus clientes atuando de maneira correta nas mídias sociais. E, mais importante, isso poderia ser acessível a todos os negócios, de todos os tamanhos e de todos os ramos.
Nós poderíamos fazer a diferença na vida das pessoas, possivelmente uma diferença muito maior que com a publicação do blog.
No momento em que chegamos a esta conclusão, percebemos que tínhamos um grande problema.
Nasce a Alma
O problema que tínhamos era: Descobrimos uma oportunidade de mercado desafiante, gratificante e que nos motivava. Mas, por outro lado, ainda éramos apaixonados por contar histórias. Como resolver isso?
Decidimos continuar trabalhando unicamente no blog.
Mas aquela ideia (boa demais para ser desperdiçada) não saia de nossas cabeças.
Nós falávamos todos os dias da possibilidade, da necessidade de mercado, da satisfação que teríamos trabalhando com isso.
Até que surgiu o conceito que mudaria nossas vidas.
E se fizéssemos marketing social de uma forma diferente? E se nos concentrássemos em contar a narrativa da marca nas redes de modo a engajar mais a audiência, estabelecer relacionamentos e converter esses relacionamentos em vendas.
Com o marketing de conteúdo, inserido dentro de uma estratégia de storytelling corporativo e potencializado por uma gestão de mídias sociais de excelência, poderíamos fazer o que nenhuma agência de marketing digital faz hoje para os seus clientes (principalmente para os pequenos empreendedores): Poderíamos criar grandes marcas com um nível de investimento baixíssimo.
Quando essa ideia surgiu pudemos juntar nossas duas paixões – contar boas histórias e mudar a realidade de negócios através do marketing digital.
Assim surgia a Alma Social Marketing!
E agora?
Nossa missão agora é mostrar para o mercado de agências digitais que o pequeno empresário pode SIM ter acesso a serviços superiores de gestão de marca digital, storytelling corporativo, inteligência de mercado e gestão completa de seus canais sociais, sem comprometer demais o seu orçamento e com atendimento de excelência SEMPRE, não importa o tamanho ou ramo do negócio.
Nesse meio tempo, resolvemos mudar de estilo de vida completamente. Uma vez que estávamos seguindo o caminho do empreendedorismo e deixando para trás os velhos padrões de comportamento corporativos, porque não mudar tudo de uma vez?
Decidimos, então, nos mudarmos para outra cidade. O Rio de Janeiro já não mais era uma cidade segura e acolhedora.
Queríamos outros ares e outras paisagens. Outros amigos e outras influências.
Depois de pesquisarmos, Porto Alegre pareceu uma cidade interessante em 3 meses já tínhamos mudado tudo para cá.
Tivemos um momento tenso inicial – conciliar os clientes do Rio trabalhando de tão longe. Mas nada que uma boa conversa, atendimento competente e uma boa conexão de internet não resolvessem.
Seguindo a demanda de mercado, começamos a oferecer outros serviços além de gestão de redes sociais. Começamos a fazer consultorias, palestras para grupos, sites e lojas virtuais.
Hoje já estamos consolidados enquanto negócio e começamos a expandir para outros mercados.
Nossos projetos em andamento atualmente são voltados para uma plataforma de treinamento (MOOC) em marketing digital, produtividade e empreendedorismo, focado em microempresários, MEIs e profissionais liberais, um clube de assinatura para mulheres em transição capilar e serviços de recomendação de leitura por chatbots.
No final, acho que somos mesmo apaixonados um pelo outro, pela vida e por empreender.
Somos o Laion e a Bella. Somos sócios fundadores, principais colaboradores e maiores entusiastas da Alma Social Marketing. Mas precisamos confessar que nem sempre fomos assim. Nem sempre fomos entusiastas desse tal Social Marketing.
Sempre soubemos que o marketing baseado em redes sociais e relacionamentos era a melhor forma de marketing. Mas nunca fomos grandes entusiastas disso. Não pensávamos em viver disso e transformar a ideia de mudar negócios e a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas em uma bandeira que hastearíamos aos quatro ventos.
Nós não imaginávamos isso simplesmente porque queríamos apenas ser blogueiros.
Boas histórias mudam vidas
Sim. Nisso sim nós acreditávamos.
Eu, Laion, sempre quis ser escritor. Além de manter um milhão de histórias não publicadas em um canto secreto do meu computador, sou leitor compulsivo de romances policiais e de espionagem. E sou o maior fã vivo dos livros do 007. Não discuta com isso, se não perderemos nossa amizade, ok?
A Bella é apaixonada por imagens. É o jeito dela de contar histórias. Dá uma olhada no Instagram dela para você ver.
Então, esses interesses em comum, além de muitos outros, fizeram não apenas com que nos apaixonássemos, mas que também tivéssemos o desejo de empreendermos juntos no ramo literário.
Depois de algum planejamento, decidimos largar nossos empregos chatos tradicionais (eu, consultor de gestão com mais de 6 anos de experiência. Ela vinda de uma carreira de sucesso em atendimento e vendas nos setores bancário e hoteleiro) e montar nosso próprio blog que falava sobre o impacto que a Geração Y está causando na cultura, negócios, política e sociedade ao redor do mundo.
Depois de um planejamento estratégico bem elaborado, com um completo plano editorial pendurado e um plano de marketing perfeito, começamos a produzir conteúdo.
E aí começaram os problemas…
O mercado não estava preparado para nós
Nós queríamos produzir o melhor conteúdo do mundo. Queríamos contar as melhores histórias. Queríamos mostrar que a Geração Y iria mudar tudo na maneira como a sociedade funciona e se entende.
De acordo com nosso Plano de Marketing inicial, deveríamos nos concentrar na produção de conteúdo e contratar uma agência de marketing digital para fazer nosso marketing, de acordo com nossas premissas. Como a Bella já havia tido bastante experiência planejando estratégias de marcas online e gerenciando mídias sociais, estávamos seguros em deixar isso na mão de uma agência, pois poderíamos ser críticos com relação ao trabalho deles.
O problema: As Agências de Marketing Digital do Brasil Estão Voltadas Apenas para as Grandes Contas!
O pequeno empreendedor, físico ou digital, não tem espaço nestas agências.
Fizemos orçamento com diversas delas. O atendimento era péssimo. Os preços absurdos para a quantidade e qualidade de trabalho envolvidos (lembre-se que nós sabemos fazer o trabalho, então sabemos quanto realmente custa). E nenhuma das empresas nos fornecia o que era mais importante para nós: Inteligência de Mercado.
A internet e as redes sociais são excelentes lugares para se aprender mais sobre o seu público e coletar informações úteis sobre como melhorar o conteúdo e se destacar mais em todo o ruído online.
Nenhuma das empresas nos apresentou uma proposta satisfatória. Elas apenas ofereciam executar conteúdos genéricos em páginas de redes sociais e eventualmente comprar mídia (propaganda) para aumentar um pouco a base de seguidores. Mas, e a conversação? E a promoção do engajamento? E a Inteligência de Mercado? Nada disso estava disponível para nós, pequenos, porque todo o esforço era voltado para as grandes contas. Se quiséssemos essas migalhas de serviços, ainda deveríamos pagar orçamentos de 3 a 5 mil reais por mês. Bem acima do que era viável para nós.
Os pequenos não tinham vez no mercado!
Eu e Bella ficamos com um grande dilema: ou nós nos concentrávamos na elaboração de um conteúdo superior (o coração do nosso negócio) e no fechamento de parcerias, o que nos traria receita e nos tornaria viáveis enquanto empresa, ou cairíamos de cabeça na promoção da marca, na criação de audiência e na promoção de relacionamentos. Executar as duas frentes ao mesmo tempo seria difícil.
Mas não tínhamos escolha, não é mesmo?
Um chamado
Coincidentemente nesta época, um amigo nosso dono de um Pub em um bairro próximo estava com a mesma dificuldade que nós tínhamos: encontrar uma agência de marketing digital que cuidasse das suas mídias sociais, falasse a sua língua e cobrasse um preço justo.
Assim como nós, ele não havia tido sucesso.
Em uma conversa amistosa ele nos propôs um negócio: Nós cuidaríamos das contas sociais dele, buscando aumentar sua audiência. Ele pensou nisso por causa da minha experiência em gestão estratégica de negócios e da experiência de Bella com marketing e promoção digital.
Relutamos um pouco em ajudar, pois estávamos focados em nosso negócio principal. Depois de alguma insistência aceitamos pegar o trabalho por duas semanas, apenas para colocar as coisas nos trilhos. Após esse período passaríamos a administração para a equipe dele.
Depois de duas semanas, conseguimos alcançar resultados importantes, como dobrar a audiência, melhorar em mais de 95% a taxa de engajamento e aumentar o número de mensagens enviadas pelo serviço de mensagens da página do Facebook.
Estes resultados foram importantes pois rapidamente foram convertidos em mais clientes e mais receita para o Pub. E não foram só mais clientes. Entregamos clientes fiéis que passaram a frequentar o ambiente semanalmente e trazer os amigos.
Depois deste trabalho curto, eu e Bella percebemos que uma coisa importante era possível! Sim, era possível realizar mudanças de valor na maneira como os negócios se relacionam com seus clientes atuando de maneira correta nas mídias sociais. E, mais importante, isso poderia ser acessível a todos os negócios, de todos os tamanhos e de todos os ramos.
Nós poderíamos fazer a diferença na vida das pessoas, possivelmente uma diferença muito maior que com a publicação do blog.
No momento em que chegamos a esta conclusão, percebemos que tínhamos um grande problema.
Nasce a Alma
O problema que tínhamos era: Descobrimos uma oportunidade de mercado desafiante, gratificante e que nos motivava. Mas, por outro lado, ainda éramos apaixonados por contar histórias. Como resolver isso?
Decidimos continuar trabalhando unicamente no blog.
Mas aquela ideia (boa demais para ser desperdiçada) não saia de nossas cabeças.
Nós falávamos todos os dias da possibilidade, da necessidade de mercado, da satisfação que teríamos trabalhando com isso.
Até que surgiu o conceito que mudaria nossas vidas.
E se fizéssemos marketing social de uma forma diferente? E se nos concentrássemos em contar a narrativa da marca nas redes de modo a engajar mais a audiência, estabelecer relacionamentos e converter esses relacionamentos em vendas.
Com o marketing de conteúdo, inserido dentro de uma estratégia de storytelling corporativo e potencializado por uma gestão de mídias sociais de excelência, poderíamos fazer o que nenhuma agência de marketing digital faz hoje para os seus clientes (principalmente para os pequenos empreendedores): Poderíamos criar grandes marcas com um nível de investimento baixíssimo.
Quando essa ideia surgiu pudemos juntar nossas duas paixões – contar boas histórias e mudar a realidade de negócios através do marketing digital.
Assim surgia a Alma Social Marketing!
E agora?
Nossa missão agora é mostrar para o mercado de agências digitais que o pequeno empresário pode SIM ter acesso a serviços superiores de gestão de marca digital, storytelling corporativo, inteligência de mercado e gestão completa de seus canais sociais, sem comprometer demais o seu orçamento e com atendimento de excelência SEMPRE, não importa o tamanho ou ramo do negócio.
Nesse meio tempo, resolvemos mudar de estilo de vida completamente. Uma vez que estávamos seguindo o caminho do empreendedorismo e deixando para trás os velhos padrões de comportamento corporativos, porque não mudar tudo de uma vez?
Decidimos, então, nos mudarmos para outra cidade. O Rio de Janeiro já não mais era uma cidade segura e acolhedora.
Queríamos outros ares e outras paisagens. Outros amigos e outras influências.
Depois de pesquisarmos, Porto Alegre pareceu uma cidade interessante em 3 meses já tínhamos mudado tudo para cá.
Tivemos um momento tenso inicial – conciliar os clientes do Rio trabalhando de tão longe. Mas nada que uma boa conversa, atendimento competente e uma boa conexão de internet não resolvessem.
Seguindo a demanda de mercado, começamos a oferecer outros serviços além de gestão de redes sociais. Começamos a fazer consultorias, palestras para grupos, sites e lojas virtuais.
Hoje já estamos consolidados enquanto negócio e começamos a expandir para outros mercados.
Nossos projetos em andamento atualmente são voltados para uma plataforma de treinamento (MOOC) em marketing digital, produtividade e empreendedorismo, focado em microempresários, MEIs e profissionais liberais, um clube de assinatura para mulheres em transição capilar e serviços de recomendação de leitura por chatbots.
No final, acho que somos mesmo apaixonados um pelo outro, pela vida e por empreender.
Laion e Bella, sem palavras para incrível história de vocês! O mundo precisa de pessoas assim, engajadas, confiantes e ousadas. Obrigada pelo enredo, detalhes, que com certeza servirá de inspiração para muitas pessoas!
Para quem desejar entrar em contato:
Email: laion@almaag.com
Messenger do Facebook: http://m.me/ AlmaSocialMarketing (principal canal)
Whats: 21-981860690
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